sexta-feira, 27 de março de 2009

Angola - first impressions

Angola

ao fim de não sei quanto tempo a stressar pelos adiamentos constantes da viagem, chegou o dia em que recebo uma chamada telefonica a comunicar o dia da viagem....

Alegria!!!!!!!! ( por ir para a aventura, pelo trabalho novo, por viver fora, pela experiencia internacional....)
Tristeza ( ao pensar nas pessoas que ficam...... no que ia deixar de ter, no que ia deixar de viver, no que ia deixar de fazer)

Após comunicar o dia de viagem a todos, há que preparar as malas e bagagens....

iniciar despedidas e xoradeiras interminadas, mas no fundo já esperadas por quem tem a consciencia de tudo o que deixa para trás.

Recordo com saudades os últimos momentos passados com todos;
- desde a familia em minha casa no domingo a tarde
- o jantar de amigos na segunda
- a despedida no aeroporto...........muito para dizer, milhares de sentimentos para descrever e lagrimas a cairem agora enquanto relato e relembro aqueles minutos antes da partida!

é insuportavel e indescritivel saber-os que temos de ir quando temos ali pessoas q nos amam a pedir para ficarmos, uma sensação indiscritivel so vivida por quem passa por ela.

+ os avós que já idosos corro o risco de não os voltar a ver (esperemos que não, mas nada como sermos honestos)

+ os pais que vão ficar sozinhos, quando sempre tiveram o menino em casa...:)

+ a namorada da nossa vida que esteve do nosso lado sempre, que lutou sempre por nos, que sempre quis ter um futuro comigo, a pessoa por quem faria-mos tudo e que nunca magoariamos se pudesse-mos voltar atras na vida.

são estas pessoas que dão sentido a esta viagem!

muito mais que uma realização profissional, muito mais que o dinheiro que se ganha, é em quem fica e por quem fica que nos apoia-mos para sobreviver nesta selva!
é por querer-mos voltar, bem melhor do que viemos para cá e poder-mos ter o que tantas vezes sonha-mos que esta viagem faz sentido e sacrificamos as pessoas que amamos!

entrar no avião a cairem lagrimas por todo o lado, com a cara vermelha, e ser quase o ultimo quando ja toda a gente estava sentada, sentirme olhado por 1000 olhos enquanto olhava e pensava nestes ultimos momentos e então aí ainda chorava mais....

start engines e o avião faz a pista, já mais calmo, mas ainda com algumas convulsões de xoro....lá adormeco até lisboa...
apenas minutos antes de aterra descubro que ao meu lado viaja um colega tb da empresa que tb ia pela primeira vez.

em lisboa exito, n sei o que fazer, não paro de pensar em quem ficou, é quase mais forte meter-me no comboio o abandonar o projecto, quando penso na ana e no que sofre-mos para ficarmos juntos...

então encontro mais colegas da edifer e com a conversa lá dispersa-mos todos as ideias e asselta-mos na realidade, que a partir dali, não podiamos voltar atras.

pé no avião e por fim a consciencia q por mt que custasse não havia volta a dar.

bem o avião parecia um autocarro, quase sem espaço para sentar direito e estava a pinha, o pessal de bordo super antipático, mas lá iamos 6 pessoas, 5 pela primeira vez a ouvir as historias e as experiencias de quem voltava regularmente a portugal (á tuga).

aterrar em Luanda ainda com alguma luz, foi um pouco.......estranho no minimo, pois só se veêm barracas e bairos e gruas, gruas, gruas....

as ruas via-se de cima todas enlamameadas, carros atolados na lama, pois tinha xuvido á poucos dias.

as portas da avião abrem-se e sente-se um bafo, quente e húmido, e siga, como cordeirinhos para o controlo de passaporte, tudo ok, vamos levantar bagagens.....
aqui abro os olhos e tento ver a minha mala que teimava em não aparecer, como demorou tenho a oportunidade de observar atentamente tudo o que se passa a volta, onde vemos montes de pessoal a dar a "gasosa" para irem buscar a mala deles primeiro, onde dão mais gasosa para nao passarem na alfandega....enfim, um pouco de atenção e 30 min depois de aterrar já havia corrupção.....isso é Angola, diziam-me em portugal.

saimos do aeroporto e olha a toda a volta até que encontro um cartaz com o nome da empresa, um motorista angolano....
como ia para um sitio diferente dos outros todos, segui num carro sozinho com o motorista, enquanto o resto da malta foi com outro.
aqui começa a aventura..... um transito caotico
já escuro e o transito parado, senti q toda a gente olhava para mim de forma estranha e diferente, alias eu sentiame diferente....sentia que toda a gente pensava....olha o branco (e de facto eu tava mm branquinho)lool

um susto de morte quando o transito todo parado e o motorista sai do carro, deixa a porta aberta para ir ver o que se passava, e eu ali sozinho.....com a porta do carro aberta, com montes de gente a passar pelo meio da estrada, tava mm a ver quando é que alguem se metia lá dentro e me assaltava, mas felizmente, correu bem.

chegado a casa, duas horas depois e só 15Km.....um condominio de moradias, pequeno, apenas com 6 casas todas iguais, bastante agradavel e bonito, bem como tudo novo!senti-me bem

pousadas as malas caí na cama e sinto que n pertenco muito bem neste mundo....o que era aquele transt
ito todo!?!!? meu deus, será que me vou adaptar, e agora? agora tenho a 7000km as pessoas que amo e de quem diariamente sinto falta.

amanha é outro dia....depois conto mais, já chega de escrever.

tenho saudades...

8 comentários:

  1. esqueceste-t de referir a parte dos teus amigos de casa Vs teus peidos, ou em angola n dás peidos????

    Abraços maluku.... vai escrevendo

    ResponderEliminar
  2. Jorge,

    Continuamos aqui a torcer para que tudo te corra bem. Tens de ter força, pois ainda vais ver isso com melhores olhos. Já que decidiste ir leva a tua decisão até ao fim. Vias ver que a experiencia vai ser boa, e aprende a olhar para os africanos como para ti.
    Deixa que te coloque aqui uma mensagem muito significativa que alguem me enviou

    "MEU CARO AMIGO DEIXA-ME DIZER-TE
    NASCI NEGRO, QUANDO CRESCI ERA NEGRO,´
    QUANDO APANHO SOL SOU NEGRO
    QUANDO TENHO FRIO SOU NEGRO
    SE ME ASSUTO CONTINUO NEGRO
    QUANDO ESTOU DOENTE SOU NEGRO
    QUANDO MORRER CONTINUAREI NEGRO
    MAS TU, HOMEM BRANCO
    NASCES ROSADO
    QUANDO CRESCES ÉS BRANCO
    SE APANHAS SOL FICAS VERMELHO
    QUANDO TENS FRIO FICAS AZUL
    QUANDO TE ASSUSTAS ÉS AMARELO
    QUANDO ESTÁS DOENTE ÉS VERDE
    QUANDO MORRES FICAS CINZENTO
    AGORA DIZ-ME POR FAVOR PORQUE ME CHAS HOMEM DE COR?"

    TITA

    ResponderEliminar
  3. Bandidolas
    Foi com muita tristeza e orgulho que vi a tua partida (inesquecivel) para Luanda. Estou certo que vai ser uma aventura enriquecedora e o principio duma vida profissional e nao só ....
    O teu bem estar è a minha força e alegria de viver.Novos horizontes estão ao alcance dos verdadeiros aventureiros.
    Ser diferente è (tu sabes!)
    ARego

    ResponderEliminar
  4. Coragem primo que os dias hão-de ser melhores.
    Estamos cá todos a torcer por ti e pensa que o que tu conseguis-te muita gente gostaria de ter coragem para o fazer. Não é facil! Um Beijo muito grande.
    Paula

    ResponderEliminar
  5. è com muitas saudades k relembro o dia em que foste... foi o pior dia da minha vida, porque a partir dexe dia muita coisa mudou!!
    Tenho muitas saudades.

    ResponderEliminar
  6. Na terra dos pretos? Vais ficar doente... hehehehehehe =] qdo me contaram k o Jorge Rego estava em Luanda, as risotas foram muitas. Vê se mudas a maneira de ver os outros povos!

    ResponderEliminar
  7. e deixa de ser choramingas.... isto passa...

    ResponderEliminar
  8. Vai ser só barriga com tanta bebida e comida e nada de sexo, loooooooooool

    ResponderEliminar